ATIVIDADE 3.3: PROJETO INTERDISCIPLINAR
Componente Curricular: Língua
Portuguesa
Tema: Texto Dissertativo Argumentativo
Público Alvo: Alunos do 7º ano
Duração: 12 aulas de 50 minutos cada
Justificativa:
Em nossa escola os professores apresentam dificuldade
para incentivar os alunos a escrever bem e ler os textos produzidos. O texto
como objetivo apenas de sala de aula, já não é atrativo para os alunos. Nesse
contexto, o novo desafio, enquanto educadores responsáveis pelo processo de
ensino aprendizagem são criar situações de sala de aula que permitam aos alunos
apropriação da diversidade textual, especificamente, o texto dissertativo argumentativo
bem como veicular e significar os diferentes textos existentes em nossa
sociedade dentro da sala de aula.
Nessa perspectiva, o projeto proposto é uma forma
de encontrar novas possibilidades para incentivar os estudantes a escrever e
ler textos, sendo necessárias novas possibilidades para modificar essa
realidade.
Objetivo
Geral: Entender a linguagem oral e escrita como algo significativo à medida
que é empregada enquanto prática social.
Objetivos
Específicos:
·
Despertar o gosto pela leitura;
·
Incentivar o aluno a ser um produtor de
texto;
·
Utilizar com segurança o emprego da língua através
da escrita quanto à gramática, ortografia, pontuação, textualidade e clareza;
·
Desenvolver a linguagem oral e escrita, principalmente quanto à
produção de textos dissertativos argumentativos.
Metodologia:
O professor solicitará que a turma escolha um tema da
lista proposta em sala de aula e dividirá a turma em dois grandes grupos.
Um grupo discutirá e defenderá sua tese
e a outro grupo discutirá e defenderá a tese contrária. Depois que os
alunos discutirem sobre a questão proposta, eles produzirão seu texto
argumentando sobre a opinião do grupo. Serão escolhidos dois representantes de
cada grupo que exporão as suas ideias em confronto. Dessa forma, o professor e
os colegas poderão observar e avaliar o desenvolvimento da argumentação de cada
um em debate. Cada grupo produzirá um texto
argumentativo defendendo a sua opinião. Serão utilizados pesquisa na internet; leituras diversas;
produção de textos; apresentação dos textos produzidos nos grupos; defesa e
acusação de argumentos/teses; publicação no blog; produção de enquete e exposição
dos textos e de resultados de pesquisa nos painéis na escola.
Ações / Desenvolvimento
do Projeto em Sala de Aula:
1ª e 2ª Aulas:
Apresentação
do Projeto aos alunos: Apresentar o projeto aos estudantes explicando
o objetivo do mesmo que
é proporcionar aos alunos instrumentos para elaborarem textos dissertativos
argumentativos orais e escritos mais coesos e claros, assim como adotarem uma
postura mais crítica diante da realidade.
Conhecimento
prévio dos alunos: Após o momento de apresentação do projeto, iniciar
a aula com uma sondagem do conhecimento que os alunos têm sobre o tema: texto dissertativo argumentativo.
Explanação
do conteúdo: Muitas pessoas confundem o texto dissertativo com
o argumentativo. Mas eles não são a mesma coisa. Cada um tem características
próprias. O texto dissertativo, por exemplo, expõe um fato, uma opinião sem o
propósito de combater. Já o texto argumentativo tem o objetivo de persuadir,
influenciar seu público leitor ou ouvinte buscando combater uma tese, uma
opinião ou fato. Esse combate se dá por meio de uma linha de raciocínio lógico
e uma apresentação de razões convincentes. Argumentar, defender uma tese (um
ponto de vista) pode ser simples quando o fazemos oralmente, porque podemos nos
corrigir ao mesmo tempo em que falamos. Além disso, podemos utilizar outros
recursos, tais como: gestos, olhares e tom de voz, para tornar mais claro o
nosso pensamento. Contudo, se decidimos argumentar por escrito, é necessário
organizar melhor os argumentos que sustentarão a nossa tese. A língua escrita é
mais concisa que a falada. Além de não podermos ser repetitivos, temos de ser o
mais claro possível, pois não temos contato direto com nosso interlocutor. Ser
conciso e claro é uma tarefa difícil. Na língua escrita, o grau de dificuldade
aumenta. Por isso, muitos alunos sentem-se inseguros para escrever dissertações
que são textos essencialmente argumentativos. Provavelmente, eles ainda não
conhecem mais profundamente as diferenças entre o texto escrito e o falado. Daí
produzirem textos muito extensos, repetitivos e inconclusos, repletos de marcas
da língua falada.
Sugestão
de temas: O professor irá sugerir temas e a turma escolherá o assunto que será
debatido nas próximas aulas:
·
A pena de morte deve ser legalizada no Brasil;
·
O aborto deveria ser legalizado;
·
A maconha deveria ser legalizada;
·
A idade mínima para o jovem tirar a carteira de
motorista deveria ser 16 anos;
·
É difícil a vida nos grandes centros urbanos;
·
Um jovem infrator deveria pagar por seus crimes a
partir dos 16 anos;
·
A televisão é prejudicial ao telespectador.
Para o
debate: Os alunos deverão assumir um ponto de vista favorável ou contrário ao
tema escolhido e, a partir disso, reunir o máximo possível de provas para
sustentar a sua tese. Essas provas podem ser recortes de jornal, revistas,
trechos de livros, citações de personalidades, entre outros.
3a e 4ª aulas: Sugestão Acolhida e
Debate
Problema: A
influência da televisão
Argumentos:
1) A televisão é prejudicial às crianças;
2) Ela não desenvolve o raciocínio, nem desperta a
criatividade;
3) O telespectador assume, diante da TV, um
comportamento passivo.
As
afirmações acima serão exatas? É verdade que a televisão é prejudicial às crianças por não
desenvolver o raciocínio nem despertar a criatividade como afirmam muitas
pessoas? O grupo discutirá sobre as afirmações:
Pró: Os
anúncios são agradáveis de ver. Os
anúncios informam os consumidores.
Os anúncios permitem que as emissoras melhorem o
nível dos programas.
Contra: Os anúncios
invadem a televisão. Os telespectadores são obrigados a suportá-los. Os anúncios induzem as pessoas a
comprarem produtos inúteis. Os
anúncios são caros, aumentam o preço dos produtos.
O professor fará a exposição das regras do debate. O
grupo "A" seria a favor da tese e o grupo "B", contra. Os
dois grupos expõem sua tese ou posição e depois expõem seu primeiro argumento. Explicar
a diferença entre a apresentação da tese ou posição e a exposição do argumento.
Explicar que no primeiro momento o aluno representante de seu grupo deveria
limitar-se a dizer para o grupo contrário se era pró ou contra. Explicar também
que no segundo momento, esse mesmo aluno representante ou outro deve expor uma
prova para reforçar sua idéia. Depois, "A" procura
"destruir" o argumento de "B" e vice-versa. Tanto o grupo
"A" quanto o "B" terão 5 minutos para elaborar seus
argumentos. E que cada grupo deve retomar o argumento adversário, rebatê-lo e
utilizar alguma prova (exemplo, citações, pesquisas, etc.) para reforçar seu
próprio ponto de vista.
5a e
6ª aulas: Produção, leitura e revisão do texto
O
professor agradecerá o envolvimento dos alunos durante o debate da aula
anterior e fará uma intervenção, comentando a atividade a partir de sua
transcrição, chamando a atenção para possíveis falhas. Logo após, proporá aos
alunos a escrita do texto e a leitura silenciosa e em voz alta do mesmo para a turma.
O professor falará sobre a importância da revisão
para que um texto ganhe qualidade. Mostrar que escrever é mais um processo do
que um ato pontual.
Ressalta que o escritor reflete sobre o que
colocará no papel, depois lê seu texto a fim de verificar se transmite sua
mensagem tal como a imaginou e se provocou os resultados esperados. Então, solicitará
que os alunos devem iniciar seu trabalho de revisão. Alertar aos alunos a
respeito da diferença entre o título e o tema do texto.
7a e 8ª
aulas: A turma visitará a sala multimídia para publicação dos textos no blog da turma e produzir uma enquete para
ser votada: Você concorda que a televisão é prejudicial às crianças por não desenvolver o
raciocínio nem despertar a criatividade como afirmam muitas pessoas?
( ) Sim
( ) Não
9a e
10ª aulas: Resultado da Enquete: Os alunos farão a contagem
dos votos inseridos na enquete do blog e produzirão um instrumento para mostrar
o resultado da pesquisa através de uma tabela e de um gráfico tipo pizza
produzido no laboratório de informática, utilizando o programa da Microsoft
PowerPoint.
11ª aula: Divulgação dos resultados: Exposição
dos resultados de pesquisa nos painéis na escola.
12ª aula: Avaliação: Para
atender o objetivo do projeto, ou seja, saber o que os alunos conseguiram
apreender com o projeto executado, o professor proporá a elaboração de um texto
argumentativo sobre algum tema já sugerido e/ou discutido na aula. Este
trabalho pode ser feito individualmente, em dupla ou em grupo.
Recursos:
Jornal,
revistas, trechos de livros, quadro, giz, apagador, caderno, caneta,
lápis, borracha, papel ofício, xérox, computador; internet.
Avaliação
do projeto: A avaliação será constante e feita
através da observação dos alunos na realização das atividades propostas em sala
e no laboratório de informática.
Autoavaliação: As
explicações dadas foram suficientemente claras e satisfatórias? Vocês
aprenderam algo novo com o projeto? Tem alguma sugestão? E reclamação? Gostariam
de ter outros projetos como este?
Referências:
Citelle,
Beatriz. Produção e Leitura de Texto no Ensino Fundamental- 3ª Ed. Editora
Cortez. São Paulo, 2003.
Freire,
Paulo. A Importância do Ato de Ler, 32ª Ed. Cortez. São Paulo, 1996.
Geraldi,
João Vanderley (org). O Texto na Sala de Aula. São Paulo, Ática, 1997.
ANDRADE,
Maria L. da C. V. de O. "Língua falada e língua escrita: como se expressa
a construção textual". São Paulo, 1997. FFLCH – USP
CASTILHO,
Ataliba Teixeira de. "Português falado e ensino de gramática". Letras
de Hoje, 25 (1): 103-136.
DOLZ,
Joaquim & SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão
oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona) [manuscrito]
GARCIA,
Otho M. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: Editora
da Fundação Getúlio Vargas, 15a ed., 1992.
MARCUSCHI,
Luiz Antônio. Análise da conversação. São Paulo: Ática, 3a ed.,
1997.
SARGENTIM,
Hermínio G. Gramática, Texto, Redação. São Paulo: Nacional,
1981.
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