sábado, 11 de agosto de 2012


ENQUETE 

Prezados(as) Colegas! 

Em cumprimento da atividade do curso Tecnologias da Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC, convido-lhes a responder a enquete: 

Você concorda que a televisão é prejudicial às crianças por não desenvolver o raciocínio nem despertar a criatividade como afirmam muitas pessoas?   

Contribua com essa pesquisa tecendo comentários!

Grata pela sua participação!

Sandra Valéria

2 comentários:

  1. Acredito que o uso da televisão não aliena desde que o adulto seja crítico e sempre está informado tanto nos jornais quanto na internet, desta forma a criança observa e o adulto também manipula o uso destes recurso. Bem mais perigoso que a TV são os jogos na internet e outros em geral.

    Edmarlos Vital.

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  2. As redes de TVS, no que se refere à programação individual de cada empresa, são diferentes, variando principalmente de horário para horário.
    As melhores são as menos populares. Principalmente porque o povo tem a tendência de escolher mais as futilidades que as programações críticas, reflexivas e éticas. Por isso, não há rede televisada ( ou quem quer que pretende alcançar um público maior)que não use as pesquisas sociológicas para obter orientação de como cativar as massas, dando a eles o que desejam e não exatamente o que precisam. Afinal de contas, são empresas e precisam apostar no retorno financeiro.
    Não jogo pedra no aspecto Manipulação... é impossível se descartar completamente das próprias particularidades e opiniões (todo instrumento de informação é manipulador). O professor é também um manipulador, o político, o religioso, a família, o revolucionário, etc, etc. Expressar uma opinião se subentende manifestar um direcionamento que pode interferir na formação da linha de raciocínio do outro.

    Voltando à TV: Em 1º lugar: Em vista de que o menino se ilude com uma programação feita, basicamente, com modelos psicodélicos de atrativos com a finalidade de segurar a audiência. 2º - Em vista de que o auditório assume a posição passiva daquele que não pode tomar a decisão mas que aguarda sempre a decisão do autor do filme ou da novela. 3º - Observando que os produtores estão sempre a frente mostrando métodos, ideias, novos inventos, podemos concluir que a TV deixa pouca margem para a criatividade.
    A não ser que a criança já tenha a tendência a trabalhar com técnicas de cinema, moda, musicalidade e coisas afins. Assim, ele vai encontrar na TV um grande mar de caminhos de incentivo à sua profissionalização.
    No entanto, a TV, acompanhada de um trabalho de reflexão que faça a ponte entre o ilusório e o prático, se transformará em uma peça de suma importância para a preparação do indivíduo.
    A TV não pode ser o livro didático da criatividade, mas sim um paradidático que apoia e esclarece uma educação já recebida anteriormente (ela tem o poder de corroer como câncer os desavisados). Sozinha, ela se transforma em um elemento de desconstrução, massificação e ferramenta de um mundo maquiavélico, onde, para ganhar e se enriquecer, vale tudo. Até mesmo decretar a morte de toda nação.
    GERALDO ROMUALDO
    Bel. em Teologia /Lic. em Letras



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