ATIVIDADE 3.4: PROJETO INTERDISCIPLINAR
EVIDÊNCIAS E RESULTADOS
TUTORA: Laise Amorim
CURSISTA: Sandra Valéria de Arruda
Santos
No projeto interdisciplinar vivenciado foi trabalhada a argumentação e suas diferenças no âmbito oral e escrito, ou seja, foi desenvolvida a capacidade argumentativa dos alunos, tanto em situações de uso oral como em situações de uso de língua escrita. Eles foram estimulados a discutir um tema e a defender seu ponto de vista e depois deveriam transformar parte do discurso oral produzido em um texto escrito.
Houve o
momento de apresentação do projeto e a seguir uma sondagem do conhecimento que
os alunos tinham sobre o assunto. Alguns alunos participaram, embora muitas das
respostas não indicavam uma definição precisa sobre o que era um texto
argumentativo. Então, observamos que os alunos vêm
escrevendo textos sem conhecer a estratégia adequada nem a natureza do texto
que estão escrevendo. Então, falamos que em
contatos sociais cotidianos, utilizamos vários tipos de texto. Quando contamos
aos nossos amigos ou familiares o que se passou conosco durante o dia, estamos narrando;
se explicamos a um vendedor de sapatos como queremos o calçado, estamos descrevendo;
ao defendermos nosso ponto de vista numa reunião de condomínio ou reclamarmos
dos preços no supermercado, estamos argumentando.
Narração, descrição, argumentação são tipos básicos de textos presentes no
nosso dia-a-dia.
No decorrer do projeto os alunos se prepararam para
as aulas, como por exemplo, reunindo material: recortes de jornal e revista.
Durante os debates realizados os alunos tomavam
nota do que seus "adversários" diziam e se baseavam nisso para
elaborarem os seus próprios argumentos, que faziam questão de enfatizar com um
tom especial de voz. O grupo a favor caiu totalmente em contradição ao
dizer...; O grupo a favor argumentou também...; O grupo contra cometeu atitude
extremista...". Nesse
momento, a maioria dos alunos não sentiram vontade de parar o debate. Parece
que foi uma experiência estimulante para os alunos prestar atenção no que o
outro dizia e usar suas próprias palavras para rebatê-lo. Percebemos que nesse
exercício eles desenvolveram a capacidade de raciocínio, apesar de nem todas as falas produzidas pelos alunos serem
coerentes com o que eles acreditavam e de alguns argumentos utilizados serem
fracos ou confusos. Logo após, recolhemos
os seus registros.
Na aula seguinte foi feito alguns
comentários a partir da transcrição do debate chamando a atenção para algumas
falhas. Organizamos os alunos em dupla, distribuímos cópias das transcrições e eles
revisaram o texto correspondente à tese que defenderam (quem foi
"pró" corrigiria o lado pró e vice-versa). Mesmo oferecendo ajuda
quando necessária, algumas duplas não terminaram seus trabalhos. Então,
decidimos recolhê-los na aula seguinte.
Na outra aula tratamos do parágrafo
introdutório de um texto argumentativo escrito. Mostramos que a etapa inicial
desse tipo de texto é a abordagem de um problema a partir de um fato ou de informações lidas ou
ouvidas. Depois retomamos as idéias mais importantes do texto,
sintetizando-as.
Apontamos possíveis consequências e soluções para o desenvolvimento de
escrita do texto. Depois propusemos que os alunos redigissem um parágrafo
conclusivo para encerrá-lo. Enfatizamos a necessidade de um título que
resumisse a tese do escritor, sugerindo, por exemplo: "os malefícios da
televisão" a...
"a televisão provoca malefícios".
Na aula posterior,
falamos da importância da revisão para que um texto ganhasse qualidade. Então
propomos a revisão textual e a reescrita do mesmo.
Foi feita a leitura
dos textos e pudemos verificar que os alunos ainda confundem título com tema.
Por isso, reforçamos nossas explicações sobre o título do texto.
Alguns textos apresentaram
problemas de escrita, enquanto outros apresentaram título, boa paragrafação,
acentuação e concordância corretas e uso adequado das expressões típicas de
textos argumentativos.
A turma também visitou a
sala multimídia para digitação, publicação
dos textos no blog e produção de uma enquete: Você concorda que a televisão é
prejudicial às crianças por não desenvolver o raciocínio nem despertar a
criatividade como afirmam muitas pessoas? ( )Sim ( ) Não
Posteriormente, no fechamento da enquete, propomos que os alunos produzam
um instrumento para mostrar o resultado da pesquisa através de uma tabela e de
um gráfico tipo pizza produzido no laboratório de informática, utilizando o
programa da Microsoft PowerPoint.
Fizemos uma
avaliação dos alunos para saber o que eles conseguiram apreender do projeto
propondo a produção de um texto argumentativo.
Finalizamos o projeto
com a exposição dos resultados de pesquisa no painel na escola.
Recebemos ótima acolhida da professora da turma.
Ela não nos colocou nenhum obstáculo e até participou das aulas comentando-as e
nos ajudando quando era necessário. Ela anotava muitos dados fornecidos durante
o projeto e chegou a pedir que atribuíssemos uma nota aos textos produzidos, a
qual compôs parte da nota dos alunos.
O envolvimento dos alunos no projeto foi muito bom. Eles acharam que o mesmo deveria ser mais longo,
sugerindo mais aulas o que possibilitaria um maior aprofundamento sobre o
assunto, e, gostariam de ter outros projetos como o nosso ao longo do ano
letivo. Infelizmente
não conseguimos atingir todos os alunos, pois nem
todos assistiram a todas as aulas e alguns não participaram efetivamente.
Concluímos que os alunos sentem falta de aulas mais
dinâmicas e que proporcionem novos conhecimentos, de preferência úteis para o
crescimento deles no dia-a-dia. Esperamos que esse trabalho tenha ajudado aos
alunos a elaborar textos argumentativos também para a vida extra-escola, aprendendo
a argumentar oral e graficamente, com mais segurança e desenvoltura, defendendo
suas idéias e cumprindo o seu papel de cidadãos conscientes.
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