sábado, 11 de agosto de 2012



ATIVIDADE  3.4:  PROJETO INTERDISCIPLINAR 
EVIDÊNCIAS  E  RESULTADOS


TUTORA: Laise Amorim
CURSISTA: Sandra Valéria de Arruda Santos

       
No projeto interdisciplinar vivenciado foi trabalhada a argumentação e suas diferenças no âmbito oral e escrito, ou seja, foi desenvolvida a capacidade argumentativa dos alunos, tanto em situações de uso oral como em situações de uso de língua escrita. Eles foram estimulados a discutir um tema e a defender seu ponto de vista e depois deveriam transformar parte do discurso oral produzido em um texto escrito.
Houve o momento de apresentação do projeto e a seguir uma sondagem do conhecimento que os alunos tinham sobre o assunto. Alguns alunos participaram, embora muitas das respostas não indicavam uma definição precisa sobre o que era um texto argumentativo.  Então, observamos que os alunos vêm escrevendo textos sem conhecer a estratégia adequada nem a natureza do texto que estão escrevendo. Então, falamos que em contatos sociais cotidianos, utilizamos vários tipos de texto. Quando contamos aos nossos amigos ou familiares o que se passou conosco durante o dia, estamos narrando; se explicamos a um vendedor de sapatos como queremos o calçado, estamos descrevendo; ao defendermos nosso ponto de vista numa reunião de condomínio ou reclamarmos dos preços no supermercado, estamos argumentando. Narração, descrição, argumentação são tipos básicos de textos presentes no nosso dia-a-dia.
No decorrer do projeto os alunos se prepararam para as aulas, como por exemplo, reunindo material: recortes de jornal e revista.
Durante os debates realizados os alunos tomavam nota do que seus "adversários" diziam e se baseavam nisso para elaborarem os seus próprios argumentos, que faziam questão de enfatizar com um tom especial de voz. O grupo a favor caiu totalmente em contradição ao dizer...; O grupo a favor argumentou também...; O grupo contra cometeu atitude extremista...". Nesse momento, a maioria dos alunos não sentiram vontade de parar o debate. Parece que foi uma experiência estimulante para os alunos prestar atenção no que o outro dizia e usar suas próprias palavras para rebatê-lo. Percebemos que nesse exercício eles desenvolveram a capacidade de raciocínio, apesar de nem todas as falas produzidas pelos alunos serem coerentes com o que eles acreditavam e de alguns argumentos utilizados serem fracos ou confusos. Logo após, recolhemos os seus registros.
Na aula seguinte foi feito alguns comentários a partir da transcrição do debate chamando a atenção para algumas falhas. Organizamos os alunos em dupla, distribuímos cópias das transcrições e eles revisaram o texto correspondente à tese que defenderam (quem foi "pró" corrigiria o lado pró e vice-versa). Mesmo oferecendo ajuda quando necessária, algumas duplas não terminaram seus trabalhos. Então, decidimos recolhê-los na aula seguinte.
Na outra aula tratamos do parágrafo introdutório de um texto argumentativo escrito. Mostramos que a etapa inicial desse tipo de texto é a abordagem de um problema a partir de um fato ou de informações lidas ou ouvidas. Depois retomamos as idéias mais importantes do texto, sintetizando-as. Apontamos possíveis consequências e soluções para o desenvolvimento de escrita do texto. Depois propusemos que os alunos redigissem um parágrafo conclusivo para encerrá-lo. Enfatizamos a necessidade de um título que resumisse a tese do escritor, sugerindo, por exemplo: "os malefícios da televisão" a... "a televisão provoca malefícios". 
Na aula posterior, falamos da importância da revisão para que um texto ganhasse qualidade. Então propomos a revisão textual e a reescrita do mesmo.
Foi feita a leitura dos textos e pudemos verificar que os alunos ainda confundem título com tema. Por isso, reforçamos nossas explicações sobre o título do texto.
Alguns textos apresentaram problemas de escrita, enquanto outros apresentaram título, boa paragrafação, acentuação e concordância corretas e uso adequado das expressões típicas de textos argumentativos.
A turma também visitou a sala multimídia para digitação, publicação dos textos no blog e produção de uma enquete: Você concorda que a televisão é prejudicial às crianças por não desenvolver o raciocínio nem despertar a criatividade como afirmam muitas pessoas?  (   )Sim (   ) Não
Posteriormente, no fechamento da enquete, propomos que os alunos produzam um instrumento para mostrar o resultado da pesquisa através de uma tabela e de um gráfico tipo pizza produzido no laboratório de informática, utilizando o programa da Microsoft PowerPoint.
Fizemos uma avaliação dos alunos para saber o que eles conseguiram apreender do projeto propondo a produção de um texto argumentativo.
Finalizamos o projeto com a exposição dos resultados de pesquisa no painel na escola.
Recebemos ótima acolhida da professora da turma. Ela não nos colocou nenhum obstáculo e até participou das aulas comentando-as e nos ajudando quando era necessário. Ela anotava muitos dados fornecidos durante o projeto e chegou a pedir que atribuíssemos uma nota aos textos produzidos, a qual compôs parte da nota dos alunos.
O envolvimento dos alunos no projeto foi muito bom. Eles acharam que o mesmo deveria ser mais longo, sugerindo mais aulas o que possibilitaria um maior aprofundamento sobre o assunto, e, gostariam de ter outros projetos como o nosso ao longo do ano letivo. Infelizmente não conseguimos atingir todos os alunos, pois nem todos assistiram a todas as aulas e alguns não participaram efetivamente.
Concluímos que os alunos sentem falta de aulas mais dinâmicas e que proporcionem novos conhecimentos, de preferência úteis para o crescimento deles no dia-a-dia. Esperamos que esse trabalho tenha ajudado aos alunos a elaborar textos argumentativos também para a vida extra-escola, aprendendo a argumentar oral e graficamente, com mais segurança e desenvoltura, defendendo suas idéias e cumprindo o seu papel de cidadãos conscientes.

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