quarta-feira, 1 de agosto de 2012


ATIVIDADE 3.5:

CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS

O conceito de currículo vai muito mais além do que a organização de conteúdos distribuídos nos componentes curriculares das etapas e modalidades da Educação Básica e Educação Superior.
Currículo é uma maneira de pensar a educação, ou seja, é tudo que envolve a escola ou além dela, é todo contexto escolar e os fatores que nela interferem, sejam os conteúdos programáticos e temas transversais a serem ensinados, as metodologias a serem desenvolvidas, os objetivos a serem alcançados, as atividades a serem vivenciadas, os diálogos com toda comunidade escolar, as experiências, os saberes, as necessidades, os resultados de aprendizagem, a avaliação, a auto avaliação, o ambiente escolar, a trajetória escolar do aluno, a matriz curricular, os recursos, o Projeto Político Pedagógico, entre outros.
As tecnologias integradas ao currículo dão suporte às ações da escola possibilitando a interação entre os conteúdos e as diversas áreas do conhecimento, a inclusão digital e uma aprendizagem significativa.
As novas TIC são recursos tecnológicos integrados entre si que auxiliam os professores em suas práticas pedagógicas e que devem ser vistas também como uma ferramenta produtiva e de entretenimento facilitadora do processo ensino aprendizagem.
Para que a escola alcance resultados desejáveis é necessário que o currículo seja adequado de acordo com a realidade em que ela está inserida, de forma que promova o desenvolvimento crítico do estudante e favoreça a formação de cidadãos conscientes e transformadores da sociedade onde vive.

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