ATIVIDADE 3.5:
CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE
INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS
O conceito de currículo vai muito mais além do que a
organização de conteúdos distribuídos nos componentes curriculares das etapas e
modalidades da Educação Básica e Educação Superior.
Currículo é uma maneira de pensar a educação, ou
seja, é tudo que envolve a escola ou além dela, é todo contexto escolar e os
fatores que nela interferem, sejam os conteúdos programáticos e temas
transversais a serem ensinados, as metodologias a serem desenvolvidas, os
objetivos a serem alcançados, as atividades a serem vivenciadas, os diálogos
com toda comunidade escolar, as experiências, os saberes, as necessidades, os
resultados de aprendizagem, a avaliação, a auto avaliação, o ambiente escolar, a
trajetória escolar do aluno, a matriz curricular, os recursos, o Projeto
Político Pedagógico, entre outros.
As tecnologias integradas ao currículo dão suporte às
ações da escola possibilitando a interação entre os conteúdos e as diversas
áreas do conhecimento, a inclusão digital e uma aprendizagem significativa.
As
novas TIC são recursos tecnológicos integrados entre si que auxiliam os
professores em suas práticas pedagógicas e que devem ser vistas também como uma ferramenta produtiva
e de entretenimento facilitadora do processo
ensino aprendizagem.
Para
que a escola alcance resultados desejáveis é necessário que o currículo seja adequado
de acordo com a realidade em que ela está inserida, de forma que promova o desenvolvimento crítico
do estudante e favoreça
a formação de cidadãos conscientes e transformadores da sociedade onde vive.
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