sexta-feira, 27 de julho de 2012



ATIVIDADE  3.2: Desejos e Necessidades de Aprendizagem


PESQUISA DE OPINIÃO


Componente Curricular: Língua Portuguesa

O professor fará a seguinte pesquisa de opinião na sala de aula com os estudantes: “O Brasil tem condições estruturais, sociais e econômicas para sediar a copa de 2014?”
Depois, o professor computará os votos da turma, registrará no quadro e dividirá a turma em dois grandes grupos.
O professor solicitará que cada grupo produza um texto argumentativo defendendo a sua opinião. Um grupo defenderá: “O Brasil tem condições estruturais, sociais e econômicas para sediar a copa de 2014”. O outro grupo defenderá a tese contrária: “O Brasil NÃO tem condições estruturais, sociais e econômicas para sediar a copa de 2014.”
Depois que os alunos discutirem sobre a questão proposta e produzirem seu texto argumentando sobre a opinião do grupo, serão escolhidos dois representantes que exporão as suas ideias em confronto.
Dessa forma, o professor e os colegas poderão observar e avaliar o desenvolvimento da argumentação de cada um em debate.
Acredito que essa atividade pode estimular os alunos a se empenharem na construção de textos argumentativos, bem como aprender a respeitar a opinião do outro, e, dependendo do convencimento, conseguir mudar a opinião dos colegas ou a sua própria, favorecendo um ambiente de diálogo e livre expressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário