sexta-feira, 27 de julho de 2012


ATIVIDADE  2.11: CONHECENDO O WIKICIONÁRIO


O http://pt.wikipedia.org tem na parte inferior da página um link Sobre a Wikipédia. Neste link temos acesso a várias informações sobre a Wikipédia. Nesse momento, vi que havia 742 996 artigos na versão em português onde centenas de colaboradores de todas as partes do mundo editam milhares de artigos e criam muitos verbetes inteiramente novos. No lado direito da página aparecem vários links, como: Boas-vindas / Welcome; O que é um Wiki; Qualidades da Wikipédia; Respostas aos críticos; O que a Wikipédia não é; Quem escreve a Wikipédia; Por que contribuir? Como contribuir? Divulgação da Wikipédia; Wikipédia em outras línguas; Começar uma nova Wikipédia; Embaixada; Contato.
Pesquisei sobre bem-te-vi, angélica (flor), pirão, pastoril, catamarã, transporte aéreo, Nova York e Tracunhaém e todos os termos estavam bem definidos, explicando a origem do nome, o significado, imagens, links, hiperlinks e outros. Na ocasião, não me senti necessidade de acrescentar algo nos verbetes, mas já sou cadastrada na Wikipédia e não faltará oportunidade para fazer as minhas contribuições.

No site http://pt.wiktionary.org/, o dicionário livre, é um projeto colaborativo para produzir um dicionário poliglota com significados, etimologias e pronúncia. Durante o acesso constavam 180 541 entradas em 814 idiomas, incluindo o português. A página pode ser explorada por idioma, por categoria e apêndices e oferece também a opção de dicionário ilustrado. Como na Wikipédia, qualquer pessoa pode editar e salvar qualquer definição sem a necessidade de identificação.
No exemplo apresentado no livro base, o verbete casa, traz o substantivo com seu aumentativo, diminutivo, expressões, tradução, forma verbal, etimologia, pronúncia em vários idiomas, entre outros. Se o verbete for um verbo, por exemplo, apresenta a conjugação, expressões, tradução, etimologia, pronúncia, entre outros.
Em outro momento, quando eu estiver mais íntima desse portal colaborativo, gostaria de cadastrar alguns verbetes representados pela cultura nordestina, principalmente palavras e expressões utilizadas pelos nossos antepassados, e que são utilizados até os dias de hoje, com seus respectivos significados, como: camubembe, lascado, chiola, tá de rosca, avexado, tudo jóia, mundiça, cabaré, falar nome, cagado e cuspido, emboléu, quenga, mangar, muganga, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário