domingo, 15 de julho de 2012


CURSO TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC - ATIVIDADE 2.8

RELATO DA EXECUÇÃO PLANEJADA COM AS PRODUÇÕES DE SEUS RESPECTIVOS ALUNOS

PROFESSORAS CURSISTAS: Jaqueline Lucena Negromonte
                                                      Sandra Valéria de Arruda Santos
SÉRIE/ANO: 7º Ano

TEMA: Alimentação Saudável

DURAÇÃO: 4 aulas

JUSTIFICATIVA: A escola é um espaço privilegiado para a formação de valores, hábitos e atitudes benéficas, entre eles, o hábito da alimentação saudável. Portanto, sabendo-se que o tema em pauta está presente em todas as etapas da formação escolar vimos a necessidade de trabalhá-lo por meio de pesquisas, utilizando como ferramenta a internet, onde o aluno terá acesso a vários links e hiperlinks, aprofundando seus conhecimentos sobre a temática em estudo, no propósito de apresentar mudanças atitudinais no seu dia-a-dia.

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

OBJETIVO GERAL: Reconhecer a importância de uma alimentação saudável como fonte de energia para o crescimento, manutenção e bom funcionamento do nosso organismo.

1ª AULA: Componentes Curriculares: Matemática e Ciências.

Objetivo Específico: Conhecer os diferentes processos de produção de energia.
Atividade 1 (Atividade Motivadora): Medição da temperatura corporal dos alunos.

Objetivo Específico: Explorar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o conteúdo.
Atividade 2: Exploração dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a temática:
1) Solicitamos aos alunos que realizassem individualmente o seguinte levantamento:  Quantas vezes você se alimenta por dia?  Que alimentos você consome mais frequentemente? Quais alimentos você consome em maior quantidade?
2) Reunidos em grupos de três, os alunos discutiram a qualidade de sua própria alimentação, verificando se é saudável e equilibrada;
3) Num debate aberto a toda a classe, os alunos elaboraram suas próprias conclusões a respeito de seus hábitos alimentares.

Objetivos Específicos: Refletir sobre os motivos pelos quais nos alimentamos, sobre a importância de comer de tudo um pouco e compreender os malefícios de uma alimentação desregrada tendo como base seus próprios hábitos alimentares.
Atividade 3: Discussão dialogada sobre a importância da alimentação para a saúde dos seres vivos e os malefícios de uma alimentação desequilibrada.

2ª AULA: Componentes Curriculares: Ciências e Língua Portuguesa.

Objetivo Específico: Pesquisar sobre Alimentação Saudável e sobre a Pirâmide Alimentar utilizando a internet como fonte de pesquisa.
Atividade 1: Realização da pesquisa proposta dos alunos, em duplas, utilizando a  internet.

Objetivo Específico: Ler e produzir texto a partir da pesquisa realizada.
Atividade 2: Leitura e produção escrita dos textos pesquisados.

3ª AULA: Componentes Curriculares: Ciências e Língua Portuguesa.

Específico Específico: Socializar a pesquisa realizada para a turma.
Atividade: Socialização das produções através de apresentação oral.

4ª AULA: Componentes Curriculares: Ciências, Língua Portuguesa e Matemática.

Objetivo Específico: Concluir o conteúdo “Alimentação Saudável”, enfatizando a Pirâmide Alimentar e os grupos de alimentos (gorduras, carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais) que fazem parte de uma alimentação saudável através da definição de nutrientes, alimentação equilibrada.
Atividade 1: Aula expositiva apresentada pelo professor, utilizando datashow multimídia com slides sobre a Pirâmide Alimentar, destacando os grupos de alimentos que fornecem nutrientes importantes no processo vital e suas respectivas funções, como: açúcares (fonte de energia); gorduras (reservas energéticas); proteínas (parte da constituição celular); vitaminas (reguladores e auxiliares); sais minerais (reguladores e auxiliares) e água (solvente e agente de transporte).

Objetivo Específico: Ler texto no livro didático.
Atividade 2: Leitura de texto no livro didático.

Objetivo Específico: Orientar como reaproveitar os alimentos para se evitar o desperdício.
Atividade 3: Produção coletiva de uma lista com dicas para evitar o desperdício.

RECURSOS: termômetro; computadores conectados a Internet; ferramenta virtual (WEB); livro disático; papel ; caneta e datashow multimídia.

AVALIAÇÃO: Foi observada a participação dos estudantes durante a execução das atividades propostas, principalmente no momento da pesquisa online e apresentação das mesmas.

AUTOAVALIAÇÃO: Ficamos satisfeitas com as atividades vivenciadas, porque os estudantes apresentaram interesse no conteúdo abordado e percebemos nível de aprendizagem satisfatório no processo, e, esperamos que, os mesmos apresentem mudanças atitudinais no seu dia-a-dia em relação à sua alimentação.

REFERÊNCIAS:
BARROS, Carlos. PAULINO, Wilson. Ciências: Os Seres Vivos. 7º Ano. Editora Ática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário