sexta-feira, 27 de julho de 2012


FÓRUM: Reflexões sobre a palestra:
“Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem da escola.”
(Professor Pedro Demo)

A palestra do professor Pedro Demo traz uma reflexão sobre os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem, especialmente, a linguagem tecnológica.
É visível a distância entre o conhecimento ensinado pelos professores e aquele aprendido pelos nossos alunos. A escola está trabalhando fora da realidade, pois não está acompanhando o processo de leitura e escrita. O estudante tem acesso a um mundo virtual que não está conectado ao ambiente escolar, daí achá-lo chato e estranho. Na internet, o aluno interage com o mundo, aprende coisas da vida. Na linguagem formal o texto é todo arrumadinho e ordenado, diferente da vida. Então, mesmo sabendo que o texto impresso jamais vai ser desprezado, o texto imagético vai prevalecer, porque não é hierárquico, é flexível. Não se trata de uma competição entre a linguagem formal e a linguagem da internet, mas que se devem falar cada linguagem no espaço adequado.
A mudança primordial deve começar pelo professor, pois representa a figura fundamental nesse processo. Ele tem o papel de cuidar para que o seu aluno aprenda, além de ter a competência de produzir seu próprio material para dar as suas aulas.
Nessa perspectiva, o desafio do século XXI é proporcionar aos professores e estudantes a possibilidade de utilizar-se das linguagens midiáticas para produzir seu próprio conhecimento. As escolas podem encontrar nas TIC uma possibilidade para o re-pensar e para a re-construção de sua prática. Com os modernos recursos tecnológicos, as informações estão dispostas, agrupadas e interligadas, facilitando sua busca sendo possíveis novos redimensionamentos à escrita e à leitura, propiciando novas formas de ver, sentir e conceber o mundo.  
Resumindo, precisamos aprender muito sobre as novas linguagens tecnológicas, principalmente, o professor que também necessita dessa aprendizagem para poder aplicá-la em sala de aula com os seus alunos. No mundo em que vivemos é muito importante nos prepararmos para a realidade do mundo globalizado e para o mercado de trabalho. Acredito que a escola deve se adequar a essa nova realidade para que não fique ultrapassada, lembrando que é por meio do professor que a transformação terá início.

Nenhum comentário:

Postar um comentário