domingo, 1 de julho de 2012



Wequest é um projeto de pesquisa na web e apresenta algumas etapas definidas a seguir: introdução, a tarefa, o processo, a avaliação, conclusão e referência.

Introdução: É um texto curto, que apresenta o tema e antecipa para os alunos que atividades eles terão de realizar.

Tarefa: Descreve que “produto” se espera dos alunos ao final da webquest e que ferramentas devem ser utilizadas para elaborá-lo.
Exemplos de Tarefas: resolver um problema; solucionar um mistério; formular e defender uma opinião; analisar uma problemática; colocar em palavras uma descoberta pessoal; elaborar um resumo; inventar uma mensagem persuasiva; redigir um relato jornalístico, ou qualquer coisa que exija dos aprendizes processar e transformar as informações coletadas.

Processo: O Processo deve apresentar os passos que os alunos terão de percorrer para desenvolver a Tarefa. Quanto mais detalhado for o processo, melhor.
Exemplo: Primeiro, formem grupos de três alunos. Em seguida, decidam o papel que cada um vai representar. E assim por diante.
Na seção Processo, também cabe sugerir de que forma os alunos deverão organizar as informações que serão reunidas: usando fluxogramas, mapas mentais, checklists etc.

Fontes de informação: As fontes de informação (também chamadas de recursos) são os sites e páginas Web que o professor escolhe e que devem ser consultados pelos alunos para realizar a Tarefa. As fontes de informação costumam ser parte integrante da seção Processo, mas também podem constituir uma seção separada.

Avaliação: O aluno deve ser informado sobre como o seu desempenho será avaliado e em que casos a verificação será individual ou coletiva.
Existem muitos sites disponíveis sobre essa metodologia de pesquisa na internet. Os citados abaixo trazem exemplos de webquest bem interessantes e confiáveis:



Nenhum comentário:

Postar um comentário