ATIVIDADE
1.1.
Converter Informação em Conhecimento!
Desafios
da Aprendizagem
É intrigante reconhecer o paradoxo
evidenciado por Pozo, “Cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na
tentativa de aprender”. Essa afirmação quer dizer que, há cada vez, existe mais
pessoas com dificuldades para atender as exigências da atualidade, o que, na
educação, costuma ser visto como um fracasso escolar.
Segundo o autor, a informação é muito mais
volátil e flexível que a própria escola, portanto o primordial é formar os
alunos para terem acesso e darem sentido à informação, permitindo-lhe uma assimilação
crítica das mesmas, pois diante da velocidade de informações, aprender
constitui não apenas uma cobrança social,
mas um acesso indispensável para
o desenvolvimento dos cidadãos.
Nessa perspectiva, com o ritmo da tecnologia
e da ciência não se pode prever quais os conhecimentos específicos que os
cidadãos precisarão dominar num “futuro bem próximo”, para enfrentar os
desafios que lhes sejam colocados. Então, mesmo o sistema educacional não podendo
formar especialmente para cada uma dessas necessidades, poderá formar cidadãos
mais flexíveis, eficazes e autônomos, e que para isso, novas formas de aprendizagem
serão necessárias e que a escola não pode deixar de considerar, como: a literária,
gráfica, informática, científica.
Sabendo-se que não existem verdades
absolutas, acabadas e indiscutíveis, torna-se imprescindível aprender a dialogar
com as incertezas, a conviver com a diversidade das informações, com suas
múltiplas interpretações e com a relatividade das teorias, para construir, a
partir delas, o seu próprio ponto de vista. Porém, é grande a resistência por
parte das pessoas, porque as culturas ainda estão bastante arraigadas de que
aprender significa repetir o que já foi dito, reproduzir o que já foi feito.
Porém, mudar as formas de aprender dos alunos requer também mudar as formas de
ensinar de seus professores, daí a exigência de um novo perfil de aluno e
professor trabalhando a partir das diferentes áreas do currículo.
Quem não pode ter acesso às múltiplas
formas culturais não está apto para enfrentar os desafios sociais, econômicos e
culturais. Mas mesmo vivendo nesta sociedade do conhecimento, o acesso às novas
tecnologias ainda é muito restrito.
É preciso formar cidadãos para uma sociedade
aberta e democrática, converter as informações em conhecimento, apropriar-se de
novas formas de aprender e de relacionar-se com o conhecimento. Esse é um dos
maiores desafios a ser enfrentados por nossos sistemas educacionais nas
próximas décadas.
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