domingo, 1 de julho de 2012


ATIVIDADE 1.1.
Converter  Informação em Conhecimento!
Desafios da Aprendizagem

É intrigante reconhecer o paradoxo evidenciado por Pozo, “Cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender”. Essa afirmação quer dizer que, há cada vez, existe mais pessoas com dificuldades para atender as exigências da atualidade, o que, na educação, costuma ser visto como um fracasso escolar.
Segundo o autor, a informação é muito mais volátil e flexível que a própria escola, portanto o primordial é formar os alunos para terem acesso e darem sentido à informação, permitindo-lhe uma assimilação crítica das mesmas, pois diante da velocidade de informações, aprender constitui não apenas uma cobrança social, mas um acesso indispensável para o desenvolvimento dos cidadãos.
Nessa perspectiva, com o ritmo da tecnologia e da ciência não se pode prever quais os conhecimentos específicos que os cidadãos precisarão dominar num “futuro bem próximo”, para enfrentar os desafios que lhes sejam colocados. Então, mesmo o sistema educacional não podendo formar especialmente para cada uma dessas necessidades, poderá formar cidadãos mais flexíveis, eficazes e autônomos, e que para isso, novas formas de aprendizagem serão necessárias e que a escola não pode deixar de considerar, como: a literária, gráfica, informática, científica.
Sabendo-se que não existem verdades absolutas, acabadas e indiscutíveis, torna-se imprescindível aprender a dialogar com as incertezas, a conviver com a diversidade das informações, com suas múltiplas interpretações e com a relatividade das teorias, para construir, a partir delas, o seu próprio ponto de vista. Porém, é grande a resistência por parte das pessoas, porque as culturas ainda estão bastante arraigadas de que aprender significa repetir o que já foi dito, reproduzir o que já foi feito. Porém, mudar as formas de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar de seus professores, daí a exigência de um novo perfil de aluno e professor trabalhando a partir das diferentes áreas do currículo.
Quem não pode ter acesso às múltiplas formas culturais não está apto para enfrentar os desafios sociais, econômicos e culturais. Mas mesmo vivendo nesta sociedade do conhecimento, o acesso às novas tecnologias ainda é muito restrito.
É preciso formar cidadãos para uma sociedade aberta e democrática, converter as informações em conhecimento, apropriar-se de novas formas de aprender e de relacionar-se com o conhecimento. Esse é um dos maiores desafios a ser enfrentados por nossos sistemas educacionais nas próximas décadas.

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