domingo, 1 de julho de 2012


Atividade 3 – Educação e Tecnologia

Atualmente, podemos dizer que educação e tecnologia formam o par que não deve ser rompido levando-se em consideração o contexto em que vivemos. Ladislau Dowbor, em seus comentários a respeito das novas tecnologias, menciona que é imperativo que nós nos moldemos a essa nova realidade, tendo acesso aos novos conhecimentos para que eles possam ser repassados aos nossos alunos. Afinal, uma requalificação é uma exigência das empresas e do mercado devido ao aprecimento dos novos processos. Mas o que me chamou atenção na entrevista é quando ele fala “temos que ter uma escola menos lecionadora e mais organizadora de conhecimentos, articuladora dos diversos espaços do conhecimento”. Embora seja um trecho destacado na atividade para ser discutido, acredito que seja o ponto central sobre a temática abordada. Hoje, mesmo tendo uma visão democratizante da educação, pesquisas mostram que pouco mais de 10% da popoulação mundial tem acesso a inclusão digital. Com o imenso volume de informações à nós disponibilizadas não há como assimilarmos tudo. Precisamos compreender o que é necessário a cada um de nós, levando-se em conta a nossa realidade e necessidades, e a partir daí, como Ladislau comenta, organizarmos essas informações e articularmos os espaços que nos possibilitem acessá-las. Ao trabalharmos em sala de aula, temos de a sensibilidade de discernir o que é importante aos nossos alunos naquele momento e fazer com que eles explorem as possibilidades disponíveis, afim de ampliar a sua maneira de ver determinado assunto ou conteúdo tornando possível o desenvolvimento de seu senso crítico. No entanto, o ponto em questão nesse processo, não é que informações acessaremos, mas como as acessaremos. Os professores precisam se qualificar para que possam ser um auxílio aos seus alunos no sentido de orientá-los quanto ao uso das novas tecnologias inserindo-os nesse mundo tecnológico.

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