Atividade
3 – Educação e Tecnologia
Atualmente, podemos dizer que
educação e tecnologia formam o par que não deve ser rompido levando-se em
consideração o contexto em que vivemos. Ladislau Dowbor, em seus comentários a
respeito das novas tecnologias, menciona que é imperativo que nós nos moldemos
a essa nova realidade, tendo acesso aos novos conhecimentos para que eles
possam ser repassados aos nossos alunos. Afinal, uma requalificação é uma
exigência das empresas e do mercado devido ao aprecimento dos novos processos.
Mas o que me chamou atenção na entrevista é quando ele fala “temos que ter uma
escola menos lecionadora e mais organizadora de conhecimentos, articuladora dos
diversos espaços do conhecimento”. Embora seja um trecho destacado na atividade
para ser discutido, acredito que seja o ponto central sobre a temática
abordada. Hoje, mesmo tendo uma visão democratizante da educação, pesquisas
mostram que pouco mais de 10% da popoulação mundial tem acesso a inclusão
digital. Com o imenso volume de informações à nós disponibilizadas não há como
assimilarmos tudo. Precisamos compreender o que é necessário a cada um de nós,
levando-se em conta a nossa realidade e necessidades, e a partir daí, como
Ladislau comenta, organizarmos essas informações e articularmos os espaços que
nos possibilitem acessá-las. Ao trabalharmos em sala de aula, temos de a
sensibilidade de discernir o que é importante aos nossos alunos naquele momento
e fazer com que eles explorem as possibilidades disponíveis, afim de ampliar a
sua maneira de ver determinado assunto ou conteúdo tornando possível o
desenvolvimento de seu senso crítico. No entanto, o ponto em questão nesse
processo, não é que informações acessaremos, mas como as acessaremos. Os
professores precisam se qualificar para que possam ser um auxílio aos seus
alunos no sentido de orientá-los quanto ao uso das novas tecnologias
inserindo-os nesse mundo tecnológico.
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