Fórum: “Quem sou eu como professor e
aprendiz”
Dialogar criticamente sobre a docência no
contexto da sociedade da aprendizagem A profissão “professor” sempre foi um
desafio, porque transmitir conhecimentos, repassar conteúdos e exigi-los é
fácil; difícil é ensinar o estudante a aprender a ser, aprender a conviver,
aprender a fazer e aprender a conhecer, este último conhecido como aprender a
aprender. Como tudo no mundo evolui, com os conhecimentos não é diferente. É um
verdadeiro bombardeio de informações transmitidas por meio das diversas formas
de comunicação. Precisamos a todo o momento nos apropriar de novas técnicas e
não resistir às novas formas de construção do conhecimento. Nessa perspectiva,
as novas tecnologias vieram auxiliar o trabalho do professor possibilitando a
reflexão e a melhoria da prática pedagógica, como o exercício de aulas mais
prazerosas e uma transposição didática mais inovadora. Na nossa profissão o
aprender e o ensinar se confundem. Como já dizia o nobre educador Paulo Freire
“Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. O professor
não pode mais ir "depositando" seus conhecimentos no aluno como se
ele fosse o dono de todo saber. Ele é apenas o mero mediador, o orientador do
ensino-aprendizagem, e os dois precisam ser ativos e protagonistas neste
processo. Em todas as profissões, mas especificamente, a de professor,
precisa-se está em constante formação em busca de atender da melhor maneira
possível as exigências da sociedade. Eu, enquanto educadora, estou buscando
sempre novos caminhos e expectativas no sentido de me apropriar de novos
conhecimentos, objetivando o sucesso dos alunos e o meu crescimento
intelectual, tanto como pessoa como profissionalmente.
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