domingo, 1 de julho de 2012


Fórum: “Quem sou eu como professor e aprendiz”

Dialogar criticamente sobre a docência no contexto da sociedade da aprendizagem A profissão “professor” sempre foi um desafio, porque transmitir conhecimentos, repassar conteúdos e exigi-los é fácil; difícil é ensinar o estudante a aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a conhecer, este último conhecido como aprender a aprender. Como tudo no mundo evolui, com os conhecimentos não é diferente. É um verdadeiro bombardeio de informações transmitidas por meio das diversas formas de comunicação. Precisamos a todo o momento nos apropriar de novas técnicas e não resistir às novas formas de construção do conhecimento. Nessa perspectiva, as novas tecnologias vieram auxiliar o trabalho do professor possibilitando a reflexão e a melhoria da prática pedagógica, como o exercício de aulas mais prazerosas e uma transposição didática mais inovadora. Na nossa profissão o aprender e o ensinar se confundem. Como já dizia o nobre educador Paulo Freire “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. O professor não pode mais ir "depositando" seus conhecimentos no aluno como se ele fosse o dono de todo saber. Ele é apenas o mero mediador, o orientador do ensino-aprendizagem, e os dois precisam ser ativos e protagonistas neste processo. Em todas as profissões, mas especificamente, a de professor, precisa-se está em constante formação em busca de atender da melhor maneira possível as exigências da sociedade. Eu, enquanto educadora, estou buscando sempre novos caminhos e expectativas no sentido de me apropriar de novos conhecimentos, objetivando o sucesso dos alunos e o meu crescimento intelectual, tanto como pessoa como profissionalmente.

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