sexta-feira, 27 de julho de 2012


ATIVIDADE  3.1: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

As estratégias didáticas são atividades planejadas e adaptadas a realidade contextual através de métodos e recursos escolhidos para se alcançar os objetivos. Elas são usadas pelo professor para trabalhar os conteúdos de caráter informativo e organizacional indicadas pela escola como para desenvolver habilidades e aptidões que promovam mudanças de atitude das pessoas, instituições e sociedade.
Nessa perspectiva, fazem-se necessárias estratégias educacionais de caráter aberto, como situações de comunicação informal: o diálogo e a livre expressão, dando oportunidade para que o estudante encontre significado no que está sendo trabalhado na unidade escolar, pois sabemos que a excessiva teoria é cansativa, enquanto a discussão dialogada é atrativa e animadora.
A escola não dá conta da tempestade de informações que recebemos diariamente, por isso foi pertinente quando nossa colega Jana falou que o conhecimento vai além dos conceitos científicos e das práticas pedagógicas desenvolvidas na escola e que a aprendizagem se efetiva quando ela adquire significado. Então, as novas TIC se apresenta como nossas aliadas nesse trabalho por apresentar diversas possibilidades de estimular a curiosidade dos estudantes. Elas já fazem parte da nossa formação cultural, pois é possível buscar e produzir textos, imagens, sons, estimulando os alunos a participarem de todas as atividades propostas.
Finalizando, a tarefa principal do professor é facilitar a aprendizagem e fazer com que o estudante se envolva e se comprometa com a mesma para garantir a eficácia e a eficiência dos métodos e estratégias aplicados durante a sua ação pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário