ATIVIDADE 3.1: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
As estratégias
didáticas são atividades planejadas e adaptadas a realidade contextual através
de métodos e recursos escolhidos para se alcançar os objetivos. Elas são usadas
pelo professor para trabalhar os conteúdos de caráter informativo e
organizacional indicadas pela escola como para desenvolver habilidades e
aptidões que promovam mudanças de atitude das pessoas, instituições e
sociedade.
Nessa perspectiva,
fazem-se necessárias estratégias educacionais de caráter aberto, como situações
de comunicação informal: o diálogo e a livre expressão, dando oportunidade para
que o estudante encontre significado no que está sendo trabalhado na unidade escolar,
pois sabemos que a excessiva teoria é cansativa, enquanto a discussão dialogada
é atrativa e animadora.
A escola não dá conta
da tempestade de informações que recebemos diariamente, por isso foi pertinente
quando nossa colega Jana falou que o conhecimento
vai além dos conceitos científicos e das práticas pedagógicas desenvolvidas na
escola e que a aprendizagem se efetiva quando ela adquire
significado. Então, as novas TIC se apresenta como nossas aliadas nesse
trabalho por apresentar diversas possibilidades de estimular a curiosidade dos
estudantes. Elas já fazem parte da nossa formação cultural, pois é possível buscar e produzir textos,
imagens, sons, estimulando os alunos a participarem de todas as atividades
propostas.
Finalizando, a tarefa
principal do professor é facilitar a aprendizagem e fazer com que o estudante
se envolva e se comprometa com a mesma para garantir a eficácia e a eficiência
dos métodos e estratégias aplicados durante a sua ação pedagógica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário