ATIVIDADE
1.4. -Tecnologias na minha escola
Nome da Escola:
Ginásio de Limoeiro Arthur Correia de Oliveira
Número
Total de Docentes da Escola: 37
Número de
Docentes Entrevistados: 16
Cursistas:
Sandra Valéria e Jaqueline Lucena
Registre
a ocorrência de uso, na sua escola, de tecnologias que potencializam a
representação do conhecimento e analise se a postura do aluno é passiva (de
recepção de informações) ou se proporciona a participação ativa com autoria dos
estudantes.
Tecnologia
|
Número
de docentes que fazem uso da tecnologia
|
Postura
estudante
|
Comentários
|
|
Leitor/receptor
|
Autor
|
|||
Textos impressos
|
16
|
x
|
|
Textos
de apoio para análise e reflexão.
|
Textos digitais
|
16
|
x
|
x
|
Atividade
de pesquisa no laboratório de informática, apresentação e exposição dos textos
produzidos pelos alunos.
|
Hipertextos
|
04
|
x
|
|
Pouco
usada.
|
Apresentações multimídia
|
16
|
x
|
x
|
Atividade
prazerosa e dinâmica, os alunos usam a criatividade para apresentar os
trabalhos realizados.
|
Páginas Web
|
04
|
x
|
|
Como
aprofundamento dos conteúdos estudados.
|
Blogs
|
05
|
x
|
x
|
De
propriedade de alunos e professores, local onde postam atividades variadas
para o conhecimento de todos.
|
Correspondência impressa
|
16
|
x
|
x
|
Utilizada
nas aulas de Língua Portuguesa e muito atrativa para os alunos.
|
Correspondência eletrônica (e-mail)
|
16
|
x
|
|
Recurso
utilizado pelos professores para enviar, receber, corrigir tarefas dos
alunos.
|
Imagem
|
16
|
x
|
x
|
Estudos
a partir de imagens.
|
Vídeo
|
16
|
x
|
x
|
Como
aprofundamento dos conteúdos e elaboração de vídeos feitos pelos alunos e
professores.
|
Áudio
|
16
|
x
|
x
|
Usado
para atividades diversas em sala e eventos específicos na escola.
|
Mapas conceituais
|
02
|
x
|
|
Pouco
utilizado.
|
Jogos
|
15
|
x
|
x
|
Uma
maneira lúdica de vivenciar alguns conteúdos com participação de alunos e
professores.
|
Simulações
|
09
|
x
|
|
Recurso
utilizado para facilitar o aproveitamento dos alunos nas avaliações
governamentais.
|
Outras...
|
16
|
x
|
x
|
Participações
no bate-papo, em fóruns nos blogs dos alunos, dos professores e da escola.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário